A água-viva é provavelmente uma das criaturas mais esquisitas, belas, perigosas e misteriosas que você poderá encontrar. Com seu corpo gelatinoso e seus tentáculos bamboleantes, ela aparenta ser um personagem de um filme de terror do que com um animal de verdade. Mas deixando a estranheza de lado, e o fato de que, na maioria dos casos, se você chegar muito perto de uma água-viva e entrar em contato com seus tentáculos o resultado será desde uma ardência terrível até a morte, e ainda assim essa criatura é incrivelmente fascinante. A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies diferentes, sendo que novas espécies são descobertas a todo o momento. Clique abaixo saiba um pouco mais sobre elas e veja imagens incríveis dessas crituras marinhas.
As águas-vivas são animais marinhos, que variam de tamanho, podendo medir de menos de 2,5 cm a cerca de 2m, com tentáculos chegando até a 30,5 m de comprimento. Realmente impressionante e assustador! Embora muitas sejam planctônicas, ou seja, sua locomoção depende do movimento das correntes marinhas, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água. A água-viva é composta por cerca de 98% de água. Se ela encalhar na praia, praticamente irá desaparecer à medida que a água evaporar. A maioria é transparente e tem o formato de um sino.
Ela tem um corpo muito simples: não possui ossos, cérebro nem coração. Para ver a luz, detectar odores e se orientar, a água-viva tem nervos sensoriais rudimentares na base de seus tentáculos. Uma água-viva adulta é uma medusa, que recebeu este nome por causa de Medusa, a criatura mitológica com cobras no lugar do cabelo, que poderia transformar os seres humanos em pedra com um simples olhar. Depois que o macho libera seu esperma na água por seu orifício, o esperma nada até o orifício da fêmea e fertiliza os óvulos.
As águas-vivas pertencem ao Filo Cnidaria (do grego Knide = urtiga), do qual faz parte ainda as hidras, anêmonas-do-mar e corais. Os tentáculos das águas-vivas possuem inúmeras células denominadas Cnidócitos. Os Cnidócitos são como bolsas e, dentro dessas bolsas há um “chicote” – o nematocisto – que penetra na pele liberando toxinas paralisantes e organelas aderentes. Com o contato, há a “explosão” do nematocisto e a conseqüente liberação das toxinas que provocam a dolorosa sensação de queimadura e irritação. É icorreto dizer que as aguas-vivas ataquem o ser humano, pois elas apenas são levadas pelas correntes e liberam seu veneno com o contato por se sentirem ameaçadas.
Chegamos ao fim de mais um post, espero que vocês tenha curtido conhecer um pouco mais sobre essas criaturas fascinantes que são as águas-vivas. O Tudo&Etc tem atualizações diárias, então se quiser curtir mais posts tão bons ou melhores visite a nossa home, conheça nossos semanais e divirta-se com cada categoria! Mais posts interessantes logo abaixo! Ah, e não saia daqui sem comentar, ein?
Dorgas, larguei... Agora uso isso!
Veja seu nome em vários idiomas