Professores japoneses a beira de um ataque de nervos


professora japones


Mais de 5.000 professores no Japão tiveram que tomar licença médica no último ano, devido à depressão e outros transtornos mentais, de acordo com um estudo realizado pelo governo.

O estudo foi realizado pelo Ministério da Educação do Japão, com professores do ensino fundamental e médio de escolas.

8.544 dos professores pediram licença por várias doenças, 62 % (5.274 professores) tiveram que tirar uma folga do trabalho devido à depressão ou outras doenças mentais relacionadas.

Este foi o quarto ano consecutivo em que o número de casos ultrapassou 5.000. Apreciação do estudo também mostrou que o número de professores com doença mental duplicou em relação ao registrado há dez anos.

Professores de 40 anos ou mais tendem a ter mais estresse por causa da grande quantidade de trabalho e cronograma apertado, disse o ministério, enquanto os professores mais jovens, com idades entre 20 e 30 anos, dizem que não têm razão para se preocupar, por exemplo, como se comunicar com os pais de seus alunos.

O Ministério pretende tomar medidas, incluindo a revisão da carga de trabalho dos professores, melhoria dos sistemas de consulta e criação de programas de reabilitação para os professores que solicitaram licença.