Andar mais quilómetros com menos combustível, é aquilo que te propomos este mês.
A depressão tomou conta de todos aqueles que utilizam o automóvel como meio de transporte. A culpa é do preço dos combustíveis, que não para de aumentar, e com isso tem diminuído também a nossa paciência… Talvez não fosse má ideia as gasolineiras disponibilizarem apoio psicológico a clientes que abasteçam mais de 20€… Fica a sugestão!
Mas enquanto isso não acontece, a Mais Superior e o RazãoAutomóvel.com, têm alguns paliativos que podem minorar as dores de cabeça e enjoos que sentes sempre que vês o ponteiro do depósito a cair vertiginosamente em direção ao vazio. É um tratamento simples e eficaz, mas que requer alguma paciência. No final vais ver que valeu a pena… Sobra mais depósito, mais dinheiro, e mais quilómetros para percorrer. Pront@ para começar?
Sabias que, o mesmo automóvel, no mesmo trajeto pode variar o consumo para metade, ou para o dobro, dependendo da condução praticada? São esses truques amigos da carteira e do ambiente que queremos ensinar-te hoje. Estas dicas são universais, funcionam com qualquer automóvel, mas variam em função de cada um, pelo que os valores de poupança que te vamos apresentar podem variar, tanto para mais como para menos. Seja de que forma for uma coisa é certa, vais poupar! Ora vê como:
MANUAL DE POUPANÇA DE COMBUSTÍVEL A-Z
0,5l/100km de Poupança
Antecipar as travagens e as “acelerações precoces”
Tiveste física no secundário e eventualmente ainda tens na universidade, não é? Então sabes que para pôr um corpo em movimento e vencer a sua inércia, há um dispêndio de energia bastante elevado. Quanto mais cedo antecipares que vais ter de travar, mais cedo irás tirar o pé do acelerador. Todos nós já assistimos àqueles condutores que no trânsito, aceleram que nem loucos, para terem de travar como nós, 200m mais à frente. Resultado? Gastam mais combustível, para ficar parados, como nós, o mesmo tempo e na mesma fila.
0,3l/100km de poupança
Verificar a pressão dos pneus
Verifica a pressão ideal dos pneus com regularidade. Conduzir com os pneus abaixo da pressão indicada pelo fabricante aumenta o consumo do carro e diminui a sua performance, uma vez que o atrito gerado entre a superfície do pneu e o asfalto é maior, logo necessitaras de mais energia para percorrer um determinado percurso. Para além disso, aumentas a vida útil do pneu e a segurança do automóvel. Consulta o manual de utilizador do teu automóvel para saberes a pressão certa.
0,6l/100km de poupança
Utilizar o motor no regime ideal de rotação
Utiliza a caixa de velocidades e o conta-rotações como teu aliado no combate aos consumos! Nos carros a gasolina, a faixa ideal utilização situa-se entre as 2000rpm’s e as 3300rpm’s. É neste intervalo de rotações em que o rácio entre rendimento mecânico e consumos é mais favorável à poupança. Escalares o conta rotações até ao limite, não te vai adiantar de muito e pode duplicar-te o consumo instantâneo do veículo.
0,5l/100km de poupança
Não exceder os 110km/h
Sabias que a partir dos 60km/h o atrito provocado pela deslocação do ar é superior à dos pneus? E que a partir daí, esse atrito aerodinâmico começa a crescer exponencialmente? É por isso que enquanto maior é a velocidade, maior é o consumo. Tenta não exceder os 110km/h em autoestrada, e os 90km/h em estrada nacional. Vais chegar alguns minutos mais tarde, mas alguns euros mais “rico”.
0,4l/100km de poupança
Atenção as cargas no acelerador
A forma como tratas o acelerador é diretamente proporcional à vontade com que o malfadado ponteiro do combustível desce. Portanto, quanto menores forem as cargas no acelerador, menor será o consumo instantâneo de combustível. Sê meigo com o pedal, e terás aqui um excelente aliado na luta contra o desperdício.
Poupança global expectável: 2,5L/100km (+/-)
Caso sigas todos estes conselhos, poderás baixar significativamente os teus gastos com combustível, ao mesmo tempo que poupas no desgaste mecânico dos vários componentes do teu automóvel. Para além disso ainda tens um bónus, ajudas o ambiente! Menores consumos significam menos emissões de gases poluentes.